Público prestigia abertura da 5ª Conferência Municipal de Saúde

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Riograndense (IFSUL) recebeu um bom público, na noite de sexta-feira (26), para a abertura da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Sapucaia do Sul. O evento continua neste sábado (27) com a formação de grupos de trabalhos que apresentarão propostas para o relatório final. À tarde, serão eleitos os delegados municipais que participarão da Conferência Estadual de Saúde.
A mesa de abertura da Conferência estava formada por autoridades locais. O prefeito Vilmar Ballin falou sobre a evolução da Saúde no município desde 2009, lembrando a situação caótica que foi encontrada e enumerando a série de providências tomadas no sentido de tornar a saúde uma das prioridades da sua gestão. “Assumimos com o compromisso de melhorar e valorizar a saúde pública em Sapucaia do Sul, acabar com o descaso com que eram atendidos os usuários e seus familiares”, disse o prefeito. “Iniciamos uma caminhada que inclui a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, a qualificação no atendimento nos SPAs, a criação de novas unidades básicas, de UPAs, e de melhoramentos em relação à rede de saúde. Vencemos a questão das diferenças partidárias em nome de um bem maior, que é a valorização da saúde pública no município”, finalizou.

AMEAÇA AO SUS

O secretário da Saúde, José Wink, reforçou a importância do evento e da produção de um relatório final que represente de fato as prioridades do município. “Da oitava e da nona conferências nacional nasceu o SUS, e isso mostra o alcance que têm as reflexões e os trabalhos em grupo que realizaremos aqui”, disse ele.

Já o diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Juarez Verba, falou sobre a maior ameaça que sofre o Sistema Único de Saúde em seus 25 anos de existência. Segundo Verba, “é fundamental que esta Conferência reflita sobre a ameaça de o SUS deixar de ser um direito fundamental do povo brasileiro para voltar a ser o que era antes de sua implantação, ou seja, apenas um direito trabalhista que, agora, atenderia aos interesses da abertura ao capital estrangeiro no país”.

Participaram da mesa de abertura, ainda, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geison Andrei Rex, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores do município, Luís Rogério Link. A palestra final foi ministrada pelo psicólogo e consultor de gestão do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Luís Carlos Bolzan, que discorreu sobre o tema da Conferência, “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro”.

Recent Posts