Comissão de Controle de Infecção Hospitalar tem encontro em Tramandaí

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

A segunda reunião anual da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) aconteceu na quarta-feira (24) na sala da direção do Hospital Tramandaí. A finalidade do encontro foi avaliar e discutir programas e metas para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).

Na ocasião, foram apresentados os índices de IRAS do Hospital Tramandaí nos cinco primeiros meses deste ano, bem como o consumo de antimicrobianos e o índice de germes multirresistentes. Também foram discutidas metas para os próximos meses, como a implementação de um método para avaliar a taxa de adesão dos funcionários para a higienização de mãos e a criação de protocolos para a prevenção de IRAS, principalmente na UTI.

As reuniões da CCIH são previstas por uma portaria do Ministério da Saúde. Profissionais de todas as áreas do Hospital participaram do encontro, todos nomeados por uma portaria da FHGV.

Segundo o médico infectologista, representante do Serviço do Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Marcelo Bitelo, “a reunião foi muito positiva e estimulante, pois os indicadores mostram uma redução dos índices de IRAS desde o início do ano”. Ainda de acordo com ele, outro ponto positivo é o fato de o corpo clínico estar aderindo aos protocolos para tratamento das infecções: “Esses protocolos foram instituídos a partir da reestruturação do SCIH do HT, que já revelou redução no gasto financeiro de antimicrobianos no Hospital”.

Participaram da reunião Cláudia Teixeira – enfermeira – representante SCIH; Marcelo Bitelo da Silva – médico infectologista – representante SCIH; Rita de Cássia Vianna dos Santos – técnica de enfermagem– representante SCIH; Celiane Porto Abreu – técnica de enfermagem– representante SCIH; Franciele Oliveira da Silva – técnica de enfermagem– representante SCIH; Ana Paula Soares Kleemann – representante da direção da FHGV; Ramone Oliveira, diretora assistencial do Hospital Tramandaí; Genaro Fígoli, diretor administrativo do HT; Alexandre Litran – médico – representante do Serviço Médico e RT Médico; Alex Pires Barcellos – enfermeiro – representante do Serviço de Enfermagem e RT Enfermagem; Deise Siqueira – enfermeira – representante da UTI Adulta; Sheila Trentin – médica – representante da Linha de Cuidado Adulto; Luciana Souza – farmacêutica – representante da Linha de Cuidado Adulto; Pedro César Alves Lima – enfermeiro – representante dos Cuidados Cirúrgicos; Marcelo Barbosa – enfermeiro – representante do Bloco Cirúrgico de CME; Priscila Neto – enfermeira – representante da Emergência; Diego Morales – médico – representante da Emergência; Lisiane Ilha – enfermeira – representante da Linha de Cuidado Mãe, Bebê e Criança; Júlia Guaitoli – médica – representante da UTI Neonatal; Camila Boquê Antônio – farmacêutica – representante da Farmácia; Anelise Barth – bioquímica – representante do Laboratório e Bioquímica; e Daniel Augusto Filho, representante da Infraestrutura e Higienização.

Recent Posts