Trabalhadores prestigiam qualidade de palestras na 2ª Semana da Enfermagem do HMGV

 In Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Temas específicos da área de enfermagem e a importância das atividades físicas para a saúde foram destaque na 2ª Semana de Enfermagem do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), nos dias 26 e 27 e maio, no auditório da Fundação. As palestras foram ministradas por educadores físicos, atletas, médicos, enfermeiros e representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RS).

Experiências diversas

O evento reuniu uma série de experiências de instituições hospitalares na área de enfermagem. A enfermeira do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) Daniela Haygert; a enfermeira Patrícia Godoy Fanton e o enfermeiro Gilnei Veloso da Silva, ambos do HMGV, relataram vivências sobre a prevenção e tratamento de lesões ulcerativas por pressão. Já a enfermeira Camila Gerson Simões, residente em urgência e emergência da PUCRS, falou sobre os protocolos usados para a classificação de risco, orientando a forma de eleger o grau de prioridade no atendimento aos usuários.

O cronograma também abordou a higienização de mãos, com o médico infectologista, Marcelo Bitelo; a segurança do paciente, com a enfermeira Patrícia dos Santos Bopsin, que integra a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp). Na ocasião, a equipe de enfermagem do HMGV teve a oportunidade de participar do curso de eletrocardiograma com o médico regulador do Samu Estadual, Gregory Saraiva Medeiros.

Depoimento emocionou

Durante a apresentação do tema Cuidados com Ostomas, a enfermeira Raquel Froner, trouxe o depoimento emocionado de uma usuária, de 52 anos, que fez uma cirurgia de reversão de colostomia com o cirurgião geral do HMGV, Carlos Eduardo Teixeira. Ela relatou sua felicidade em deixar de usar a bolsa de colostomia após passar por essa cirurgia.

Atividades físicas fazem bem à saúde

O para-atleta do Grêmio Náutico União, João Hamilton Sanguitan; a educadora física e triatleta Daniela Ongaratto; e o atleta e educador físico, Tauro Bonorino, mostraram exemplos de superação, incentivando o público presente a adotar a prática de atividades físicas para garantir uma vida saudável.

A diretora assistencial do HMGV, Loredi Becker fez uma avaliação positiva do evento. “Foi uma oportunidade para os profissionais de enfermagem atualizarem seus conhecimentos e refletirem como é possível melhorar o dia a dia do seu ambiente de trabalho”, manifestou.

Para a coordenadora da Linha de Cuidados Adultos do HMGV, Rafaela Giacomoni, a Semana de Enfermagem foi um momento de conscientização. “Além do conteúdo técnico, tivemos a preocupação em proporcionar um espaço de valorização aos trabalhadores para que eles reconheçam a importância de seu papel na instituição e como profissional que cuida de vidas”, declarou.

Recommended Posts